RSS

sábado, 21 de março de 2009

Macromoléculas biologicas

--> Prótidos


São compostos osgênicos quaternários, constituidos principalmente por C, H, O e N. De acordo com a sua complexidade, os prótidos podem-se classificar em aminoácidos, péptidos e proteínas e ácidos nucleicos.

Os aminoácidos são os prótidos mais simples, constituindo as unidades estruturais dos péptidos e das proteínas, já que podem ligar-se entre si, formando cadeias de tamanho variável.





Os péptidos são resultado de dois ou mais aminoácidos, que se efectua através da ligação peptídica. Sendo esta estabelecida entre o grupo carboxilo de um aminoácido e um grupo amina de outro.







As proteínas são macromoléculas constituídas por uma ou mais cadeias polipeptídicas e apresentam uma estrutura tridimensional definida.


Glícidos

Os glícidos ou hidratos de carbono são compostos orgânicos ternários. De acordo com a sua complexidade, consideram-se trÊs grandes grupos de glícidos, sendo eles: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. A ligação quimica que une dois monossacarídeos denomina-se ligação glicosídica.




Lípidos


Os lípids constituem um grupo de moléculas muito heterogéneo. De uma forma muito simples, podem-se classificar os lipidos em trÊs grandes grupos, de acordo com a sua função: lípidos de reserva, lípidos estruturais e lípidos com função reguladora.






Àcidos nucleicos


Os ácidos nucleicos são as principais moléculas envolvidas em processos de controlo celular.

Existem dois tipos de ácidos nucleicos: DNA e RNA.

DNA


0 comentários: