RSS

sexta-feira, 27 de março de 2009

Menina que foi criada com cães rosna para comunicar

Rússia

A história é triste e infelizmente não é rara, crianças maltratadas.Uma menina de três anos que vive na pequena cidade russa de Ufa, foi durante toda a sua vida negligenciada pela mãe, alcoólica, e foi sinalizada pela assistência social da cidade para ser retirada à progenitora, que claramente não dispunha de quaisquer condições para criar uma criança.Ao dirigirem-se ao local onde a menina e a sua mãe habitavam, os funcionários da assistência social depararam com um cenário dantesco. Uma criança de três anos, nua, sem quaisquer cuidados de higiene, gatinhava pelo chão no meio de alguns cães, naturalmente também eles maltratados e famintos.A mãe alimentava-se à mesa, mas a criança tinha que disputar o pouco alimento disponível com os cães. Por esse motivo, a criança aprendeu a rosnar e utiliza essa forma de comunicar sempre que se sente de alguma forma ameaçada, comportamento que apresentou perante aquelas pessoas que só ali estavam para a ajudar e proteger, mas que para ela eram intrusos no seu pequeno, triste e descolorido mundo. Para além de rosnar, a criança só conhece mais duas palavras, sim e não!A criança era, no entanto, protegida pelos cães que durante as frias noites russas a aqueciam, já que se deitava com eles para dormir, uma vez que a mãe frequentemente abandonava a sua degradada habitação, deixando a menina sozinha com os cães durante longos períodos.Como se a situação já não fosse suficientemente grave, a mãe resistiu aos funcionários alegando que a sua filha era bem tratada. Na sequência deste processo, acabou nos calabouços da polícia!

quinta-feira, 26 de março de 2009

Peixe Lua





O peixe-lua é o maior peixe ósseo conhecido, chegando a atingir 3 metros e cerca de 2,300 kg. O peixe lua distingue-se pela forma circular do corpo, pouco habitual nos peixes que são em geral fusiformes. Esta espécie não tem barbatanas caudais e a locomoção é feita pelo movimento conjugado das barbatanas dorsal e anal. O peixe-lua habita as zonas temperadas e quentes dos Oceanos Atlântico e Pacífico e alimenta-se de zooplancton e pequenos peixes. Por causa das grandes dimensões da barbatana dorsal, este animal é por vezes confundido com um tubarão quando observado da superfície. O peixe lua é considerado, em algumas culturas, um petisco apetecível, mas a sua carne contém neurotoxinas em quantidades apreciáveis. Este peixe é geralmente um viveiro de parasitas tendo chegado a encontrar-se mais de cinquenta tipos diferentes de endo e exoparasitas num único exemplar. O peixe lua é por vezes avistado a boiar na superfície dos oceanos, num comportamento que se pensa ser destinado a aquecer o corpo depois de mergulhos prolongados a grande profundidade.
Refexão:
Este peixe foi um dos que mais me impressionou na visita de estuda ao oceanário de lisboa. O sua forma e aspecto é lindissimo.

Canguru





O seu habitat situa-se em planícies. A sua alimentação baseia-se em vegetais e frutas. O pêlo do canguru é, geralmente, espesso.
Crescem durante toda a vida. A sua cauda mede de 0,70 cm a 1,40 m. A maior parte dos cangurus têm orelhas grandes e cabeça pequena. O canguru, quando jovem permanece com a mãe, subindo na sua bolsa para se alimentar e ficar seguro, até que tenha mais que um ano de idade. Os Cangurus vivem na Austrália continental. Pesam cerca de 500 g a 90 kg, medindo cerca de 80 cm a 1,60 metros. A sua gravidez (gestação) demora de 30 a 40 dias, dando à luz apenas um filhote de cada vez. Os cangurus nascem imaturos. O seu desenvolvimento é no interior de uma bolsa na barriga da sua mãe que se chama marsúpio. Alí, o filhote mama e protege-se.

O meu trabalho!! :)


Peneireiro-das-Torres


-->Caracteristicas:


O Peneireiro-das-Torres (Falco naumanni) pertence à ordem dos Falconiformes e à família Falconidae. Esta pequena ave, com 29-32 cm de comprimento e 58-72 cm de envergadura, possui asas estreitas e uma cauda esbelta, onde sobressaem as duas penas centrais mais proeminentes, facilmente visíveis em qualquer posição. Ligeiramente mais pequeno e com a cauda mais curta do que o Peneireiro-de-dorso-malhado (Falco tinnunculus), estas duas espécies são, no entanto e essencialmente na comparação de fêmeas, bastante semelhantes. Os machos adultos de Falco naumanni apresentam um padrão de coloração mais forte no dorso, onde é evidente o contraste entre o manto liso (sem as manchas negras características de F. Tinnunculus) e a cor azulada das grandes coberturas. A parte inferior das asas é também menos marcada e mais pálida. A plumagem das fêmeas e imaturos é muito semelhante ao Peneireiro-de-dorso-malhado sendo, contudo, menos marcada e mais pálida na zona do ventre e área inferior das asas.






-->Distribuição:






Amarelo: área de nidificação;
Azul: área de invernada;
Verde: residente todo o ano;

-->Habitat:
Esta ave apresenta preferência por áreas abertas e cultivadas, locais com vegetação não muito alta, onde pode facilmente localizar as suas presas, como pousios, campos lavrados com alguma vegetação, culturas extensivas de cereais (ocupam estes locais essencialmente no período das ceifas, quando os insectos ficam mais acessíveis) e estepes. No Norte de África os peneireiros caçam nas savanas, estepes e áreas não cultivadas. Em Portugal, esta espécie está fortemente associada às estepes cerealíferas da região do Alentejo, onde o sistema tradicional de cultivo permite a sua subsistência.

-->Alimentação:




A base da sua dieta é constituída essencialmente por invertebrados, destacando-se neste grupo os ortópteros (gafanhotos) e coleópteros (escaravelhos). Alimenta-se também de pequenos mamíferos, aves e répteis. Caça geralmente em grupo, aproveitando as flutuações sazonais de abundância das presas. Percorre grandes distâncias peneirando à procura de alimento e ingere as presas no ar. Pode também capturar presas em voo, como é o caso das formigas aladas. É uma espécie oportunista, que explora as abundâncias locais; no período das ceifas, grandes bandos seguem as ceifeiras e enfardadoras, capturando facilmente os insectos desprotegidos. Quando há queimadas ou incêndios procura alimento nas zonas ardidas.


-->Reprodução:




O Francelho-das-torres é uma espécie colonial que elege as construções humanas como principal local de nidificação, sendo bastante tolerante à presença do Homem. As colónias albergam um número muito variável de casais, possuindo as maiores entre 120 e 200 casais. Colónias com menos de 10 casais são, no entanto, muito comuns, podendo esta espécie nidificar isoladamente. Para além dos telhados e cavidades de edifícios, nidifica em buracos de árvores, fragas e falésias, montes de pedra e antigos ninhos de corvídeos. As posturas iniciam-se no mês de Abril e são constituídas, em geral, por 3 a 5 ovos. Antes e durante o período de postura os machos alimentam as fêmeas (alimentação de corte), trazendo para o ninho presas de maiores dimensões, geralmente répteis ou pequenos mamíferos. O intervalo de tempo entre a postura de 2 ovos é de cerca de 48 horas. Ambos os sexos incubam durante 28 a 29 dias. A emancipação das crias dá-se cerca de 28 dias após a eclosão.

->Estatuto de conservação
Esta espécie está classificada na categoria SPEC1 (Species of European Conservation Concern). No nosso país, o Francelho-das-torres tem estatuto vulnerável, estando ainda incluído nos anexos das Convenções de CITES, Berna, Bona e Directiva Aves.

-->Factores de ameaça:

Actualmente, a maior ameaça nas áreas de reprodução parece ser o decréscimo da disponibilidade de alimento, consequência da intensificação da agricultura, do abandono das práticas tradicionais e da urbanização. A Política Agrícola Comum tem condicionado as práticas agrícolas em toda a Europa; a crescente intensificação da agricultura e o abandono das práticas tradicionais conduziram, nas últimas décadas, a uma perda progressiva dos habitats preferenciais de caça desta espécie. Nalgumas regiões, o uso de pesticidas na agricultura foi apontado como responsável pela redução do sucesso reprodutor. A perda de locais de reprodução, devida à destruição e reconstrução de edifícios e a perseguição e perturbação humana são também considerados como factores de ameaça para as populações desta espécie.


-->Medidas de Conservação:
· Melhorar e disponibilizar novos locais de nidificação, através da construção de Paredes de Nidificação e recuperação dos edifícios onde estão estabelecidas as colónias;
· Aumentar as áreas de alimentação, promovendo culturas agrícolas benéficas para a presença das suas principais presas;

· Elaborar propostas de gestão para as ZPE’s consideradas, nomeadamente a apresentação de propostas para inclusão em Medidas Agro-Ambientais semelhantes ao Plano Zonal de Castro
· Verde, para a ZPE do Vale do Guadiana e de Campo Maior;
Promover acções de sensibilização das populações para a importância da conservação do habitat pseudo-estepário e do Peneireiro-das-torres


Reflexão:
Este trabalho foi o que eu mais gostei de realizar ao longo do ano, foi o que mais me cativou e interessou.
O peneireiro-das-torres é uma ave lindissima e interessante. Não consigo perceber qual é o interesse das pessoas em polo em via de extinção. nomeadamente a caça do peneireiro-das-torres é incompreenssivel. Adorei fazer este trabalho :)

terça-feira, 24 de março de 2009

Pelicano







O pelicano é uma ave da família Pelicanidae que tem como peculiaridades o bico e o pescoço compridos. Porém, a principal
característica desse animal é um tipo de bolsa presa ao bico que serve para guardar alimentos. Essa bolsa é uma espécie de saco vazio bem elástico que é de duas a três vezes maior que o tamanho de seu estômago. Essa bolsa além de armazenar comida para o próprio animal, também guarda a alimentação que será dada aos seus filhotes. Ao chegar no ninho, ele abre o bico e as pequenas aves pegam sua comida direto da bolsa dos pais.

Fotossíntese


-->A fotossíntese é o processo através do qual as plantas, seres autotróficos (seres que produzem seu próprio alimento) e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono e outros compostos(CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e produzindo oxigênio gasoso (O2). A equação simplificada do processo é a formação de glicose: 6H2O + 6CO2 → 6O2 +C6H12O6.


-->A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.











A partir do gás carbônico do ar e da água que retira do solo, a planta fabrica a glicose, armazenando nesta molécula toda a energia que captura do Sol. A folha, portanto prende a energia da luz do Sol e a armazena na forma de energia química, nas ligações da molécula da glicose. Depois, a partir da glicose e dos sais minerais (principalmente, substâncias contendo nitrogênio, fósforo e potássio) que retira do solo, produz todos os demais materiais que precisa para crescer.
A respiração realiza o processo inverso, ao liberar a energia química presa na glicose na presença de oxigênio, produzindo água e gás carbônico e liberando energia para que os animais possam se manter vivos e realizar seus movimentos.


Sistema digestivo




Reflexão:
A imagem acima está a referenciar o tubo digestivo da planária. Por esta podemos observar que tem um tubo digestivo incomplecto, pois só se verifica uma abertura. Podemos também observar que este animal possuiu uma faringe que se projecta da boca com a finalidade de ingerir o alimento.

Ingestão, digestão e absorção

-->A ingestão consiste na entrada dos alimentos para o organismo;

-->A digestão é o conjunto de processos que permite a transformação de moléculas complexas dos alimentos em moléculas mais simples;

-->A absorção consiste na passagem dos nutrientes resultantes da digestão para o meio interno;

sábado, 21 de março de 2009

Osmose

A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico importante na sobrevivência das células.
A osmose pode ser vista como um tipo especial de difusão em seres vivos.
A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água, mas impedem a passagem de outras moléculas.







Quando uma célula (animal ou vegetal) é colocada num meio hipertónico a água sai por osmose, levando a uma diminuição do volume celular, dizendo-se que a célula está no estado de plasmólise.





Quando uma célula (animal ou vegetal) é colocada num meio isotónico, a entrada de água por osmose é exactamente igual à saída de água por osmose e o volume celular não se altera. Neste caso, diz-se que a célula se encontra no estado normal ou isotónico.






Quando uma célula (animal ou vegetal) é colocada num meio hipotónico, a água entra por osmose, levando a um aumento do volume celular, dizendo-se que a célula está no estado de turgescência.






Quando uma célula (animal ou vegetal) é colocada num meio muito hipotónico, a entrada de água pode ultrapassar a capacidade elástica da membrana e dar-se a lise celular (rebentamento da célula). Esta situação não ocorre nas células vegetais, devido à existência de parede celular.



Macromoléculas biologicas

--> Prótidos


São compostos osgênicos quaternários, constituidos principalmente por C, H, O e N. De acordo com a sua complexidade, os prótidos podem-se classificar em aminoácidos, péptidos e proteínas e ácidos nucleicos.

Os aminoácidos são os prótidos mais simples, constituindo as unidades estruturais dos péptidos e das proteínas, já que podem ligar-se entre si, formando cadeias de tamanho variável.





Os péptidos são resultado de dois ou mais aminoácidos, que se efectua através da ligação peptídica. Sendo esta estabelecida entre o grupo carboxilo de um aminoácido e um grupo amina de outro.







As proteínas são macromoléculas constituídas por uma ou mais cadeias polipeptídicas e apresentam uma estrutura tridimensional definida.


Glícidos

Os glícidos ou hidratos de carbono são compostos orgânicos ternários. De acordo com a sua complexidade, consideram-se trÊs grandes grupos de glícidos, sendo eles: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. A ligação quimica que une dois monossacarídeos denomina-se ligação glicosídica.




Lípidos


Os lípids constituem um grupo de moléculas muito heterogéneo. De uma forma muito simples, podem-se classificar os lipidos em trÊs grandes grupos, de acordo com a sua função: lípidos de reserva, lípidos estruturais e lípidos com função reguladora.






Àcidos nucleicos


Os ácidos nucleicos são as principais moléculas envolvidas em processos de controlo celular.

Existem dois tipos de ácidos nucleicos: DNA e RNA.

DNA