RSS

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Regulação Nervosa

A unidade ou célula básica do sistema nervoso é o neurónio.

--> No neurónio distinguem-se diferentes zonas:

-corpo celular: Zona central, com núcleo e citoplasma, processa informação e emite mensagens;

-Dentrites: Prolongamentos citoplasmáticos ramificados, recebem e conduzem ao corpo celular estímulos nervosos com origem no ambiente ou noutros neurónios;

-Axónio: Prolongamento citoplasmático fino e longo, transmite as respostas nervosas provenientes do corpo celular e outros neurónios ou a um orgão efector.

O axónio pode ser recoberto por uma bainha de mielina.
O conjunto formado pelo axónio e pela bainha de mielina, caso exista, designa-se por fibra nervosa.
As fibras nervosas agrupam.se em feixes, sendo estes envolvidos num tecido de ligação que integra vasos sanguíneos.
Estes feixes de fibras nervosas constituem os nervos.



-->Impulso nervoso


Os neurónios são células altamente sensíveis a estímulos do meio.
Em resposta a essas variações ambientais geram-se alterações da natureza electroquimica que percorrem as suas membranas, constituindo um sinal denominado impulso nervoso.

--> Potencial de repouso

Quando o neurónio está em repouso, não sendo sujeito a nenhum estímulo nem transmitindo qualquer impulso nervoso, o potencial de membrana é chamado potencial de repouso.
Nestas circunstâncias, o interior da membrana apresenta carga negativa e o exterior apresenta carga positiva.

--> potencial de acção

Quando o neurónio é estimulado por qualquer modificação ambiental a permeabilidade da sua membrana para certos iões altera-se ocorrendo uma rapida inversão da polariedade da membrana, ficando o seu interior com carga negativa.
Quando o potencial de acção atinge a extremidade do axónio surge uma zona de junção a outro neurónio ou a um órgão efector, a sinapse.
Na maioria das sinapses existe um espaço extracelular entre as células conectadas, a fenda sinaptica através da qual a mensagem nervosa terá de passar.
Na extremidade do axónio existem vesículas carregadas de substâncias quimicas produzidas pelo neurónio-os neurotransmissores.
Chegado o potencial de acção as vesículas fundem-se com a membrana do neurónio pré-sinaptico e libertam os neurotransmissores, por exocitose na fenda sináptica. Estes ligam-se rapidamente a receptores específicos da membrana da célula pós-sináptica, desencadeando um potencial de acção que dá continuidade á mensagem nervosa.

0 comentários: