RSS

sábado, 5 de junho de 2010

Formação de carvões


As bacias costeiras lagunares ou bacias lacustres, os detritos vegetais são ambundantes e aprofundam rapidamente, sendo recobertos por sedimentos terrígenos. A matéria orgânica acumulada, proveniente essencialmente de flora continental, é rica em celulose e lenhinha e evolui, por diagénese, para carvões denominados carvões húmicos.

Durante o afundimento, sob acção de bactérias anaérobias, os detritos vegetais são transformados, formando uma pasta, na qual ainda se reconhecem, melhor ou pior, restos vegetais, pasta essa que aglutina os detritos maiores.

Á medida que o afundimento prosegue, o aumento da pressão e da temperatura, associado á presença de substÂncias tóxicas, resultantes do metabolismo das bactérias, provoca a morte das mesmas. Nestas novas condições há perdas de água e de substânicas voláteis e denomina-se incarbonização.

Este processo de incarbonização conmsoante o grau de evolução, formam-se assim diferentes carvões, tais como : lignite, depois carvões betuminosos e por último a antracite.

A antracite é o carvão que tem maior percentagem de carbono.



0 comentários: