RSS

sexta-feira, 19 de março de 2010

Propriedade físicas dos minerais

-Propriedades óptica- COR

Os minerais mostram uma cor caracteristica e própria-minerais idiocromáticos;
Outros minerais não apresentam cor constante-minerais alocromáticos;



-Propriedade óptica-RISCA

A cor do mineral quando reduzido a pó corresponde á risca ou traço. Esta propriedade é importante na identificação de minerais, porque mesmo que a cor do mineral varie, a risca, normalmente, mantém-se constante, podendo em certos casos, ser diferente da própria cor do mineral.



-Propriedade óptica-BRILHO

O brilho consiste no efeito produzido pela qualidade e intensidade de luz reflçectida numa superficie de fractura recente do mineral.
Os minerais podem ter brilho metálico ou brilho não metálico ou vulgar.
-Propiedade mecânica- FRACTURA;CLIVAGEM

Quando se aplica uma pancada com um martelo sobre amostras de quartzo e de calcite, pode observar-se que revelam comportamentos mecânicos muito diferentes.
A tendência de um mineral partir segundo direcções preferenciais, desenvolvendo superficies de ruptura planas e brilhantes, denomina-se clivagem
O quartzo não apresenta clivagem e, quando percutido, desagrega-se em frahgmentos com superficies mais ou menos irregulares, sem direcção priviligiada. Esta propriedade designa-se por fractura e revela que todas as direcções são igualmente fortes.


-Propriedade mecânica-DUREZA
A dureza consiste na resistência que o mineral oferece á abrasão, ou seja, a ser riscado por outro mineral ou por determinados objectos. É condicionada pela estrutura e pelo tipo de ligações entre as particulas e, por isso, pode variar com a direcção considerada.

-DENSIDADE

A densidade absoluta de uma suibstância traduz a massa por uniadade de volume. A densidade depende da natureza das partículas que constituem o mineral e do tipo de arranjo dessas particulas.
Reflexão:

As propriedades fisicas para classificar minerais sao variadas, mas umas mais eficientes que outras. Por exemplo o traço ou risca é mais rigoroso que a cor, sendo esta ultima "duvidosa".
As propriedades físicas, não são muito rigorosas, tendo por isso necessário recorrer a outras técnicas, como a obseravção em microscópio, análises quimicas ou mesmo a difracção pelos raios X.

0 comentários: