RSS

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Experiência Laboratorial *

Á umas "semanitas" atrás o nosso professor José Salsa propõe-nos como normalmente, um trabalho relatorial em que a questão central foi : "A fase mitótica nas células vegetais (da cebola)".

Foi muito interessante obeservarmos e procurarmos com o auxilio do microscópio optico fases distintas. Eu e o meu grupo conseguimos viusualizar a anáfase mas a maioria das células encontrava-se na interfase.
Gostei muito :)




Ciclo celular (fases)

Interfase:
A interfase corresponde ao período entre o final de uma divisão celular e o início da segunda (G1). Geralmente a célula encontra-se nesta fase durante a maior parte da sua vida. Durante esta fase os cromossomas não são visíveis ao microscópio óptico. É um período de intensa atividade na célula, quando ocorre a duplicação do material genético (periodo S). Da-se ainda a sintese de moléculas necessárias à divisão celular (G2)
Fase mitótica:
(Divide-se em duas fases: na mitose e citocinese)
--->Mitose

Prófase
É a etapa mais longa da mitose;
Os filamentos de cromatina enrolam-se, tornando-se cada vez mais curtos, possibilitando assim o seu visionamento no Microscópio óptico;
Os dois pares de centríolos afastam-se em sentidos opostos, entre eles forma-se o fuso acromático;
Quando os centríolos alcançam os pólos da célula o Invólucro nuclear quebra e os nucléolos desaparecem.
Metáfase
Os Cromossomos atingem a máxima condensação;
Os Cromossomos encontram-se alinhados no plano equatorial, constituindo a Placa equatorial.
Anáfase
A anáfase começa pela duplicação dos centrômeros, libertando as cromaatideos-irmãos que passam a ser chamadas de cromossomos-filhos.As fibras do fuso, ligadas aos centrômeros, encurtam, puxando os cromossomos para os pólos da célula.
A anáfase é uma fase rápida, caracterizada pela migração dos cromossomos para os pólos do fuso.
Telófase
A membrana nuclear forma-se à volta dos cromossomas de cada pólo da célula, passando a existir assim dois núcleos com informação genética igual;
Os núcléolos reaparecem;
O fuso mitótico dissolve-se;
Os Cromossomos descondensam e tornam-se menos visíveis;
-->Citocinese
Na célula animal a citocinese consiste no estrangulamento do citoplasma. No fim da mitose formam-se, na zona do plano equatorial, um anel contráctil de filamentos proteicos que, na citocinese, contraem-se e puxam a Membrana plasmática para dentro até que as duas células-filhas se separam.
Na célula vegetal a parede celular não permite o estrangulamento do citoplasma; em vez disso é formada na região equatorial uma nova parede celular. Para isso vesículas provenientes do complexo de Golgi alinham-se no plano equatorial e formam uma estrutura que é a membrana plasmática das células filhas. Mais tarde, por deposição de fibrilas de celulose forma-se nessa região a parede celular.
Reflexão:
Visto isto, as fases do ciclo celular são uito simples :) Este é constituido por duas fases principais, sendo elas a interfase que envolve a fase G1, o periodo S e a fase G2. E ainda a Fase mitótica e esta comporta duas fases principais: -a mitose e a citocinese. A mitose está posteriormente dividida em 4 fases: Profase, Metáfase, Anáfase e Tpor fim a Telófase.
Todas estas fases têm caracteristicas especificas que foram referidas acima, todas de máxima importância e dependentes umas das outras.
Fontes :

Menina sem rosto




Juliana Wetmore nasceu em 2003 com uma deficiência craniofacial genética muito rara conhecida como a síndrome de Treacher Collins. A menina não tem as formas do rosto e está faltando 30-40% dos ossos em sua face. De acordo com doutores, o exemplo de Juliana é um do mais raros no mundo. Ela respira com aparelhos e é alimentada pela cirurgia de abertura de conduto do estômago. Já submeteu-se mais de 20 operações de cirurgia plástica e ainda terá q fazer várias outras. Os doutores nunca poderão dar à menina um novo rosto, mas poderiam pelo menos parcialmente restaurar seu crânio e ossos faciais. “Nosso objectivo final para Juliana é para que ela esteja feliz com como é. Assim poderá conseguir todo o objetivo para si mesma ou vencer quaisquer obstáculos que enfrentar pela frente.”, disse pais de Juliana.

Comentario: Depois de ver todas as fotos apresentadas de Juliana (a foto que coloquei será normalmente a que menos nos "choca") as perguntas que me suscitaram foram:

Como seria viver a vida desta criança?!

Que sentiram os pais em te-la e o que estão a sentir agora?!!

-São perguntas complicadas, é bastante dificil lidar com situções destas. Sendo assim nem tenho o direito de dar opinão nem de se quer manifestar-me.
Espero é que Juliana tenha muito força e os pais dela igualmente. Que tudo corra pelo melhor..

Mutações

Reflexão: Na imagem acima podemos ver um "patinho" com 4 "patinhas"...
Como aconteceu??!
É muito simples, em todos os organismos a informação genética está codificada em sequências de nucleótidos dos genes. Mas o material genético não permanece imutável, pode, em situações diversas ser modificado. As alterações na sequênci de nucleótidos o DNA têm o nome de mutações. E que será possivel ter acontecido ao "patinho", sendo este desta forma considerado um mutante.