RSS

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Lamarckismo



Lamarckismo é uma teoria evolucionista proposta por Jean-Baptiste Lamarck. Segundo ele, a evolução das espécies depende de dois fatores fundamentais. São eles:

Lei do uso e desuso dos órgãos ou 1ª Lei de Lamarck

Segundo esta lei, os organismos desenvolvem seus órgãos segundo suas necessidades e outros se atrofiam decorrentes do desuso. Lamarck procurava explicar características no organismo que podem sofrer adaptações por impulsos internos a fim de estabelecer uma relação harmoniosa com o meio ambiente.
Dessa forma, um órgão passa por transformações sucessivas para atender às necessidades do meio externo.

Lei da herança dos caracteres adquiridos ou 2ª Lei de Lamarck

Segundo esta lei, as alterações sofridas no organismo, ao longo da vida de um determinado ser, eram transmitidas aos seus descendentes por herança hereditária. Sabemos que somente por modificações nos genes é que se recebe uma herança de um antecessor, pois o DNA passa o gene para o RNA e este transfere para a proteína.
Quando o gene é transferido para a proteína não há possibilidade de modificar as informações do RNA e do DNA, portanto não existem condições para que tais alterações sejam hereditárias.


Reflexão: o lamarckismo é constituido por duas leis principais, a lei do uso e desuso e a lei da heramça dos caracteres adquiridos como vimos no texto em cima.
Relativamente a lei do uso e desuso, encontra-se uma expressão que nao devemos esquecer, sendo ela: "a necessidade cria o orgão e a função modifica-o".

0 comentários: