RSS

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Tipos de sistemas de transporte

sistema circulatório aberto:




Explicação:

No sistema circulatório do gafanhoto, a hemolinfa (liquido circulante) é bombeada por uma coração tubular ao longo de vasos até aos tecidos. Ao chegar aos tecido, a hemolinfa abandona os vasos e passa para um sistema de cavidades, designadas lacunas formando o hemocélio.

No hemocélio, a hemolinfa entra em contacto com as células, fornecendo-lhes nutrientes e recebendo produtos de excreção.



Sistema circulatório fechado:
Explicação:
O sistema de transporte da minhoca constitui um exemplo de sistema fechado. É composto por dois vasos, um dorsal e um ventral, que estão ligados por vasos laterais, os quais se ramificam formando uma rede de capilares. O vaso dorsal funciona como um coração, existindo cinco corações laterais que impulsionam o sangue do vaso dorsal para o vaso central.O sistema circulatório fechado pode estar organizado de forma a que a circulação seja simples ou dupla.Relativamente ao sistema circulatório aberto, este sistema é mais eficiente, pois o sangue flui mais rapidamente, permitindo uma reposição e substituição mais rápida de materiais.

0 comentários: