Este vulcao localiza-se nas filipinas, na provincia de albay (bicol).
O seu contexto tectonico:
- O vulcão Mayon situa-se entre a placa Euroasiana e a Filipina, numa fronteira com potencial altamente destrutivo. Onde uma placa continental encontra uma placa oceânica, a placa oceânica que é mais densa é obrigada a baixar, o que levanta o magma.
Historial da actividade vulcânica deste vulcão:
- Este é um dos vulcões mais activos das Filipinas, sendo que os produtos vulcânicos deste consistem em escoadas piroclásticas e uma densa queda de cinzas que puderam atingir acerca de 200 metros de altura acima da cratera.
Erupções no passado, em 1814 e 1897, provocaram a morte de várias pessoas.
A Mais recentemente, uma erupção em Setembro de 1984 levou à evacuação de cerca de 70000 pessoas.
E a erupção mais destrutiva do Mayon, alvo de relatos ou registos, ocorreu a 1 de Fevereiro de 1814, tendo os fluxos de lava enterrado na cidade de Cagsawa e cerca de 1200 pessoas pereceram tendo apenas resistido o campanário da igreja.
Algumas curiosidades sobre este vulcão:
-O Mayon tem 2.462 metros de altitude e o seu cume com a forma de um cone quase perfeito é considerado como sendo mais belo do que o Monte Fuji no Japão. É também o vulcão mais activo das Filipinas e entrou em erupção pelo menos 50 vezes nos últimos 400 anos. A mais grave, em 1814, matou cerca de 1.200 pessoas.
1 comentários:
Estás no bom caminho!
Continua.. (:
Vota no inquérito que se encontra no meu blog!
Enviar um comentário