Tipos de Erupções
-->Erupção Efusiva: é uma erupção com lava fluida, a erupção é calma, a lava escorre a grande velocidade (pode atingir os 30km/h), e as escoadas de lava são longas. Os cones que se formam são baixos e largos e os piroclastos emitidos são grandes.
Este tipo de erupção é típico dos vulcões do Havai e por isso tomam o nome de vulcanismo do
tipo Havaiano.
-->Erupção Explosiva: é uma erupção com lava viscosa, a erupção é violenta, a lava escorre a pouca velocidade e as escoadas de lava são curtas. Os cones que se formam são altos e estreitos e os piroclastos emitidos são pequenos.
Este tipo de erupção é típico dos vulcões Etna, Vesúvio e tomam o nome de vulcanismo do
tipo Vulcaniano
-->Erupção mista: Na actividade vulcânica deste tipo umas vezes emite lava fluida outras lava viscosa. O cone é de tamanho intermédio, nem tão baixo e largo como o havaiano, nem tão alto e estreito como o Vulcaniano.Este tipo de vulcanismo estromboliano que resulta de uma actividade mista entre o Havaiano e o Vulcaniano.
Vulcanismo secundário ou residual
A energia calorífica libertada pela câmara magmática, origina a libertação de materiais líquidos e gasosos existentes nas rochas encaixantes. A esta actividade chama-se vulcanismo residual ou secundário.
Os fenómenos de vulcanismo secundário mais comuns são os seguintes:
-->Géiseres: jactos intermitentes e periódicos de água e vapor de água, a elevada temperatura.
--> Fontes ou nascentes termais: emanações de água, vapor de água e dióxido de carbono a elevada temperatura (cerca de 50 C); quando o calor libertado pelo magma em ascensão encontra aquíferos (acumulação de águas em profundidade), transforma as águas em águas termais ou juvenis; estas contêm sais minerais em diferentes proporções o que possibilita o seu uso para fins terapêuticos.
--> Fumarolas: emanações gasosas (vários compostos gasosos) exaladas através de fissuras em zonas próximas de vulcões activos; as fumarolas, com predomínio de gases sulfurados (dióxido e trióxido de enxofre, ácido sulfídrico) denominam-se sulfataras e podem produzir importantes depósitos de enxofre; quando, para além do vapor de água, existe libertação quase exclusiva de dióxido de carbono, as fumarolas designam-se por mofetas.
0 comentários:
Enviar um comentário