RSS

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Vulcanologia

Vulcanismo primário


Tipos de Erupções



-->Erupção Efusiva: é uma erupção com lava fluida, a erupção é calma, a lava escorre a grande velocidade (pode atingir os 30km/h), e as escoadas de lava são longas. Os cones que se formam são baixos e largos e os piroclastos emitidos são grandes.
Este tipo de erupção é típico dos vulcões do Havai e por isso tomam o nome de vulcanismo do
tipo Havaiano.











-->Erupção Explosiva: é uma erupção com lava viscosa, a erupção é violenta, a lava escorre a pouca velocidade e as escoadas de lava são curtas. Os cones que se formam são altos e estreitos e os piroclastos emitidos são pequenos.
Este tipo de erupção é típico dos vulcões Etna, Vesúvio e tomam o nome de vulcanismo do
tipo Vulcaniano










-->Erupção mista: Na actividade vulcânica deste tipo umas vezes emite lava fluida outras lava viscosa. O cone é de tamanho intermédio, nem tão baixo e largo como o havaiano, nem tão alto e estreito como o Vulcaniano.Este tipo de vulcanismo estromboliano que resulta de uma actividade mista entre o Havaiano e o Vulcaniano.







Vulcanismo secundário ou residual


A energia calorífica libertada pela câmara magmática, origina a libertação de materiais líquidos e gasosos existentes nas rochas encaixantes. A esta actividade chama-se vulcanismo residual ou secundário.




Os fenómenos de vulcanismo secundário mais comuns são os seguintes:




-->Géiseres: jactos intermitentes e periódicos de água e vapor de água, a elevada temperatura.













--> Fontes ou nascentes termais: emanações de água, vapor de água e dióxido de carbono a elevada temperatura (cerca de 50 C); quando o calor libertado pelo magma em ascensão encontra aquíferos (acumulação de águas em profundidade), transforma as águas em águas termais ou juvenis; estas contêm sais minerais em diferentes proporções o que possibilita o seu uso para fins terapêuticos.










--> Fumarolas: emanações gasosas (vários compostos gasosos) exaladas através de fissuras em zonas próximas de vulcões activos; as fumarolas, com predomínio de gases sulfurados (dióxido e trióxido de enxofre, ácido sulfídrico) denominam-se sulfataras e podem produzir importantes depósitos de enxofre; quando, para além do vapor de água, existe libertação quase exclusiva de dióxido de carbono, as fumarolas designam-se por mofetas.







sábado, 13 de dezembro de 2008

Os Golfinhos

-->Os golfinhos nadam livremente pelas águas escuras e agitadas, orientando-se somente pelos ecos dos sons que produz. O formato de sua cabeça funciona como uma caixa acústica. O sonar dos golfinhos opera com uma precisão de detalhes maior do que o sonar eletrônico.

-->São caçadores e alimentam-se principalmente de peixes e lulas, mas alguns preferem moluscos e camarão. Muitos deles caçam em grupo e procuram os grandes cardumes de peixes. Cada espécie de peixe tem um ciclo anual de movimentos, e os golfinhos acompanham esses cardumes e por vezes parecem saber onde interceptá-los, provavelmente conseguem estas informações pela excreções químicas dos peixes, presentes na urina e as fezes.



sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O que temos de fantastico!



sábado, 6 de dezembro de 2008

Será que as Sereias existem?



Dizem que esta "sereia" teria sido encontrada numa praia do Taiti por pescadores a aproximadamente quinhentos metros da orla.










Poluição das águas



segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Vulcão Mayon
Localização:

Este vulcao localiza-se nas filipinas, na provincia de albay (bicol).



O seu contexto tectonico:


- O vulcão Mayon situa-se entre a placa Euroasiana e a Filipina, numa fronteira com potencial altamente destrutivo. Onde uma placa continental encontra uma placa oceânica, a placa oceânica que é mais densa é obrigada a baixar, o que levanta o magma.


Historial da actividade vulcânica deste vulcão:


- Este é um dos vulcões mais activos das Filipinas, sendo que os produtos vulcânicos deste consistem em escoadas piroclásticas e uma densa queda de cinzas que puderam atingir acerca de 200 metros de altura acima da cratera.
Erupções no passado, em 1814 e 1897, provocaram a morte de várias pessoas.
A Mais recentemente, uma erupção em Setembro de 1984 levou à evacuação de cerca de 70000 pessoas.
E a erupção mais destrutiva do Mayon, alvo de relatos ou registos, ocorreu a 1 de Fevereiro de 1814, tendo os fluxos de lava enterrado na cidade de Cagsawa e cerca de 1200 pessoas pereceram tendo apenas resistido o campanário da igreja.


Algumas curiosidades sobre este vulcão:


-O Mayon tem 2.462 metros de altitude e o seu cume com a forma de um cone quase perfeito é considerado como sendo mais belo do que o Monte Fuji no Japão. É também o vulcão mais activo das Filipinas e entrou em erupção pelo menos 50 vezes nos últimos 400 anos. A mais grave, em 1814, matou cerca de 1.200 pessoas.