A Teoria evolucionista, proposta por Charles Darwin defende que as espécies existentes evoluíram a partir de formas ancestrais mais simples, por um processo de selecção natural que originou a grande variabilidade existente entre as actuais espécies.
O fundamento principal do darwinismo é a selecção natural, que funciona como o mecanismo essencial que dirige a evolução das espécies.Segundo o darwinismo, apenas os mais aptos sobrevivem, transmitindo as suas características mais favoráveis.As espécies possuem nas suas populações indivíduos com variações naturais. Como as populações tendem a crescer em progressão geométrica, formando mais descendentes do que aqueles que o ambiente é capaz de suportar, em cada geração parte dos indivíduos é naturalmente eliminada, mantendo-se constante o número de indivíduos dentro da espécie.
Nesta luta pela sobrevivência, a Natureza favorece os indivíduos mais bem adaptados ao ambiente. Uma vez que a selecção natural privilegia os portadores de variações favoráveis, estes indivíduos vivem durante mais tempo, reproduzindo-se e transmitindo as suas características aos seus descendentes por reprodução diferencial. De geração em geração são acumuladas pequenas variações que, a longo prazo, podem dar origem a novas espécies.
Reflexão: O darwinismo é uma outra teoria evolucionista em que explcia as modificações nos seres vivos, desde os ancestrais de cada especie. Esta teoria apoia a selecção natural, em que o meio selecçiona aqueles que são mas aptos e menos aptos a determinada situação.
0 comentários:
Enviar um comentário