RSS

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Curiosidade*


-->A asa de um mosquito move-se 1000 vezes por segundo;

Darwinismo




A Teoria evolucionista, proposta por Charles Darwin defende que as espécies existentes evoluíram a partir de formas ancestrais mais simples, por um processo de selecção natural que originou a grande variabilidade existente entre as actuais espécies.


O fundamento principal do darwinismo é a selecção natural, que funciona como o mecanismo essencial que dirige a evolução das espécies.Segundo o darwinismo, apenas os mais aptos sobrevivem, transmitindo as suas características mais favoráveis.As espécies possuem nas suas populações indivíduos com variações naturais. Como as populações tendem a crescer em progressão geométrica, formando mais descendentes do que aqueles que o ambiente é capaz de suportar, em cada geração parte dos indivíduos é naturalmente eliminada, mantendo-se constante o número de indivíduos dentro da espécie.

Nesta luta pela sobrevivência, a Natureza favorece os indivíduos mais bem adaptados ao ambiente. Uma vez que a selecção natural privilegia os portadores de variações favoráveis, estes indivíduos vivem durante mais tempo, reproduzindo-se e transmitindo as suas características aos seus descendentes por reprodução diferencial. De geração em geração são acumuladas pequenas variações que, a longo prazo, podem dar origem a novas espécies.


Reflexão: O darwinismo é uma outra teoria evolucionista em que explcia as modificações nos seres vivos, desde os ancestrais de cada especie. Esta teoria apoia a selecção natural, em que o meio selecçiona aqueles que são mas aptos e menos aptos a determinada situação.


Lamarckismo



Lamarckismo é uma teoria evolucionista proposta por Jean-Baptiste Lamarck. Segundo ele, a evolução das espécies depende de dois fatores fundamentais. São eles:

Lei do uso e desuso dos órgãos ou 1ª Lei de Lamarck

Segundo esta lei, os organismos desenvolvem seus órgãos segundo suas necessidades e outros se atrofiam decorrentes do desuso. Lamarck procurava explicar características no organismo que podem sofrer adaptações por impulsos internos a fim de estabelecer uma relação harmoniosa com o meio ambiente.
Dessa forma, um órgão passa por transformações sucessivas para atender às necessidades do meio externo.

Lei da herança dos caracteres adquiridos ou 2ª Lei de Lamarck

Segundo esta lei, as alterações sofridas no organismo, ao longo da vida de um determinado ser, eram transmitidas aos seus descendentes por herança hereditária. Sabemos que somente por modificações nos genes é que se recebe uma herança de um antecessor, pois o DNA passa o gene para o RNA e este transfere para a proteína.
Quando o gene é transferido para a proteína não há possibilidade de modificar as informações do RNA e do DNA, portanto não existem condições para que tais alterações sejam hereditárias.


Reflexão: o lamarckismo é constituido por duas leis principais, a lei do uso e desuso e a lei da heramça dos caracteres adquiridos como vimos no texto em cima.
Relativamente a lei do uso e desuso, encontra-se uma expressão que nao devemos esquecer, sendo ela: "a necessidade cria o orgão e a função modifica-o".

Aranha gigante*



Foi descoberta a maior aranha tecelã conhecida pela ciência. O esloveno Matjaz Kuntner, presidente da Academia de Ciências e o colega Jonathan Coddington, cientista no Museu Nacional de Historia Natural de Washington foram os autores da descoberta. A “Nephila Komaci” é muito rara e pode ser encontrada na África do Sul e Madagáscar.

Caracteristicas:

Em média as femeas desta especie são as maoires;
As patas podem pedir entre os 10 e 12 centímetros;
Quase do tamanho da palma da mão humana;
A aranha pode tecer uma teia com mais de um metro de diamêtro;
Já os machos são minusculos, apenas atingem um quinto do tamanho da fêmea;
Este tipo de aranhas são muito raras;
É também venenosa, as o veneno actua apenas em presas como por exemplo insectos, mas não é perigoso para os humanos;
(nao existem imagens com exemplares vivos pelo facto de nenhum deles a terem visto na natureza, pois são muito raras.)

Reflexão: Nephila Komaci é de facto uma aranha muito interessante. A diferença entre os machos e fêmeas é muito significativa o que a torna mais curiosa. O nome desta foi atribuido em homenagem a um cientista que tinha morrido a pouco tempo.




quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Evolucionismo e fixismo


Fixismo: admite que as espécies, desde o seu aparecimento, são imutáveis, ou seja, não sofrem modificações. Tem os seguintes ramos


Evolucionismo: admite que as espécies não são imutáveis e que sofrem modificações ao longo do tempo, antes de Lamarck era também conhecido como transformismo

Reflexão do 2º Teste


Hoje recebi o meu segundo teste de biologia, gostei da nota mas podia ter tirado melhor. Também haviam perguntas que nos colocavam em situações de indecisão e isso levava com que, pelo menos eu, erra-se. Espero que para o segundo periodo obtenha a nota que desejo :)

Anedotas #3

Na aula de biologia, o professor pergunta: - Joãozinho! Quantos testículos nós temos? - Quatro professor - responde o menino sem pestanejar. - Quatro? Você ficou doido? - Bem... Pelo menos os meus dois eu garanto!



Modelo endossimbiótico

Existem argumentos que apoiam o modelo endossimbiótico, como, por exemplo, a existência de associações entre bactérias e alguns eucariontes e a semelhança das mitocôndrias e dos cloroplastos com seres procariontes (bactérias). A forma, o tamanho, as estruturas membranares, os ribossomas, o ADN (adenosina difosfato) e o tipo de divisão (independente da da célula) das mitocôndrias e dos cloroplastos são características muito semelhantes às encontradas nas células procarióticas.O modelo endossimbiótico continua, no entanto, com algumas lacunas, não explicando, por exemplo, a origem do núcleo das células eucarióticas e a forma como o ADN nuclear gere o funcionamento das mitocôndrias e dos cloroplastos.



Reflexão: O modelo endossimbiótico explica o aparecimento das células eucarióticas, segundo a qual este tipo de células teve origem em células procarióticas, por incorporação de outros procariontes livres e associação simbiótica. Este já é mais aceite de que o modelo antogénico pois contém argumentos fortes a favor.








Modelo antogénico

O modelo autogénico defende que as células eucarióticas surgiram a partir de células procarióticas que desenvolveram sistemas endomembranares a partir de invaginações existentes na membrana plasmática.Trata-se de uma hipótese com pouca aceitação na comunidade científica. O modelo autogénico não esclarece a causa nem a forma como se processou a especialização das membranas invaginadas nas células procarióticas que esteve na origem do aparecimento das células eucaróticas e pressupõe que o material genético nuclear é idêntico ao material genético existente nas mitocôndrias e cloroplastos, o que efectivamente não sucede.



Reflexão: O modelo antogénico explicca o aparecimento dos eucariontes, segundo a qual estes seres vivos tiveram origem na evolução gradual de procariontes. Este apesar de uma teoria fundamental nao é suficiente pois verificam-se controvérsias, como visto em cima "o material genético nulear é idêntico ap material genético existente nas mitocôndrias..."







sábado, 12 de dezembro de 2009

Girafa :)

A girafa é um mamífero ruminante de grande porte. Vive nas regiões secas e com árvores dispersas situadas nas savanas africanas do sul do deserto do Saara. Elas foram caçadas para extração de sua pele, grossa e resistente, mas atualmente a espécie é protegida. Fêmeas e machos são providos de dois ou quatro chifres curtos, rombudos e cobertos de pele veludosa. A língua é longa (chega a medir até 40 cm de comprimento) e flexível. Utilizam-na, junto com o lábio superior, para arrancar as folhas dos ramos mais altos das acácias, que constituem um de seus principais alimentos. Cada animal tem seu próprio padrão de manchas.
A girafa pode alcançar 5,30 metros de altura, dos quais boa parte é constituída pelo pescoço. Existe apenas uma espécie de girafa, mas a pelagem apresenta grande variedade nos desenhos das manchas de pêlos de cor escura, sobre o fundo claro (cor creme). Caminha com passo travado, erguendo as duas pernas do mesmo lado ao mesmo tempo, o que chamamos de Andadura. Corre com grande velocidade, podendo chegar a 50 km/h. Vive em bandos, onde o macho maior parece dominar.



Ciclo de vida do homem


-Os gâmetas morfológicamente diferenciados e produzidos em ovários e testiculos;


-A meiose ocorre aquando a formação dos gâmetas;


-Alternância de fases núcleares- entidades ne núcleo haploide alternam com entidades de núcleo diploide;


-Organismo diplonte-só os gâmetas pertencem á fase haploide;


Ciclo de vida do polipódio

- meiose ocorre aquando a formação de esporos;
-A fecunf«dação depende da água;
-Ocorre alternâm«nci de fases nucleraes-entidades de núcleo haploide alternam com entidades de núcleo diploíde;
-A fase diploide é mais desenvolvida, pois pertence a planta adulta;

-Organismo haplodiplonte;





Ciclo de vida da espirogira

-No ciclo de vida da espirogira os gâmetas são morfologicamente diferênciados;


-O conteúdo de um filamento move-se (gâmeta dador) em direcção so conte´tdo celular do outro filamento (gâmeta receptor);


-A meiose ocorre asseguir da formação do zigoto;


-Ocorre alternância de fases nucleares- entidades de núcelo haploide alternam com entidades de núcleo diploide;


-O organismo haplonte- só o zitoto pertence a fase diplóide;



Ciclo de vida

Ciclo de vida é o conjunto de transformações por que podem passar os indivíduos de uma espécie para assegurar a sua continuidade.
Algumas definições se referem especificamente ao ciclo de vida do indivíduo, inclusivamente considerando o seu final com a morte do organismo; outras se centram no processo de
reprodução sexuada, apesar de referirem os ciclos de vida assexuados. Na realidade, conhecem-se variados tipos de ciclos de vida e, em muitos casos, existe alternância, ou mesmo coexistência no mesmo indivíduo, de gerações sexuadas e assexuadas.


Mais uma exeriência :)

A ultima experiência que fizemos, provavelmete a última do periodo foi sobre a reprodução sexuada nas plantas com flor. Foi interessante mais uma vez, tal como todas as outras :)

Os orgãos reprodutores das flores são os carpelos e os estames, os femininos e os masculinos respectivamente. O trabalho consistiu em aprendermos mais sobre os orgãos da flor :)


Basicamente gostei :)



sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Reprodução sexuada

A reprodução sexuada envolve a fusão de dois gâmetas (masculino e feminino), processo que se denomina por fecundação.
Os gâmetas são células haplóides que se formam nas gónadas por meiose. Quando se dá a fecundação, também ocorre outro fenómeno - a cariogamia - que consiste na fusão dos núcleos dos dois gâmetas.
Depois que estes processos ocorrerem, forma-se o ovo ou zigoto que, por mitoses sucessivas, vai originar um novo indivíduo.

A reprodução sexuada está relacionada com a meiose e a fecundação. Por meiose, o número diplóide de cromossomas é reduzido à metade (n — haplóide), e pela fecundação restabelece-se o número 2n (diplóide) típico da espécie. Dessa maneira, ocorrem troca e mistura de material genético entre indivíduos de uma população, aumentando a variabilidade genética.

Como já foi abordado, a meiose é um tipo especial de divisão celular, que tem como objectivo a produção de gâmetas. Por isso, a meiose ocorre em tecidos especiais. Estes tecidos denominam-se gametângios.








Reflexão: Este tipo de reprodução é, como podemos constactar, mais complexo que assexuadamente. Ele está relacionado com a meiose e fecundação, duas fases essenciais.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reprodu%C3%A7%C3%A3o_sexuada


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Reprodução

A continuidade da vida é assegurada pela reprodução.

Os processos de reprodução são muito variados, podendo agrupar-se em dois tipos fundamentais:


Reprodução assexuada, formam-se novos individuos a partirde um só progenitor, sem ocorrer fusão de gametas, ou seja sem fecundação






Reprodução sexuada, os novos individuos são originados a partir de um ovo, célula que resulta da fusão de dois gâmetas.