São compostos osgênicos quaternários, constituidos principalmente por C, H, O e N. De acordo com a sua complexidade, os prótidos podem-se classificar em aminoácidos, péptidos e proteínas e ácidos nucleicos.
Os aminoácidos são os prótidos mais simples, constituindo as unidades estruturais dos péptidos e das proteínas, já que podem ligar-se entre si, formando cadeias de tamanho variável.
Os péptidos são resultado de dois ou mais aminoácidos, que se efectua através da ligação peptídica. Sendo esta estabelecida entre o grupo carboxilo de um aminoácido e um grupo amina de outro.
As proteínas são macromoléculas constituídas por uma ou mais cadeias polipeptídicas e apresentam uma estrutura tridimensional definida.
Glícidos
Os glícidos ou hidratos de carbono são compostos orgânicos ternários. De acordo com a sua complexidade, consideram-se trÊs grandes grupos de glícidos, sendo eles: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. A ligação quimica que une dois monossacarídeos denomina-se ligação glicosídica.
Lípidos
Os lípids constituem um grupo de moléculas muito heterogéneo. De uma forma muito simples, podem-se classificar os lipidos em trÊs grandes grupos, de acordo com a sua função: lípidos de reserva, lípidos estruturais e lípidos com função reguladora.
Àcidos nucleicos
Os ácidos nucleicos são as principais moléculas envolvidas em processos de controlo celular.
Existem dois tipos de ácidos nucleicos: DNA e RNA.
DNA
0 comentários:
Enviar um comentário