sábado, 5 de junho de 2010
Falhas e dobras
Comportamento mecânico das rochas
Granito
Diferenciação magmática
Polimorfismo e isomorfismo
Magmas
Datação relativa das rochas
Fósseis
Formação de carvões
Classificação de rochas sedimentares
Para classificar uma rocha sedimentar teremos de analisar primeiramente se é de detritica, biogénica, ou quimiogénica, só depois de isto é que poderemos identificar qualquer tipo de rocha.
Rochas biogénicas:
---->Calcários biogénicos
--->Carvões
--->Petroleos
Formação de rochas sedimentares
terça-feira, 23 de março de 2010
Ornitorrinco
Espécie: O.anatinus
Género:Ornithorhynchus
Familia: Ornithorhynchidae
Ordem: Monotremata
Classe: Mammalia
-->Esta espécie põe ovos, são os únicos mamiferos com essa caracteristica;
sexta-feira, 19 de março de 2010
Propriedade físicas dos minerais
Os minerais mostram uma cor caracteristica e própria-minerais idiocromáticos;
Outros minerais não apresentam cor constante-minerais alocromáticos;
As propriedades físicas, não são muito rigorosas, tendo por isso necessário recorrer a outras técnicas, como a obseravção em microscópio, análises quimicas ou mesmo a difracção pelos raios X.
sábado, 13 de março de 2010
Minerais
Rochas sedimentares
As rochas intemperisadas perdem sua coesão e passam a ser erodidas e transportadas por diferentes agentes (água, gelo, vento, gravidade), até sua sedimentação em depressões da crosta terrestre, denominadas bacias sedimentares. A transformação dos sedimentos inconsolidados (p. ex. areia) em rochas sedimentares (p. ex. arenito) é denominada diagênese, sendo causada por compactação e cristalização de materiais que cimentam os grãos dos sedimentos.
As rochas sedimentares fornecem importantes informações sobre as variações ambientais ao longo do tempo geológico. Os fósseis, que são vestígios de seres vivos antigos preservados nestas rochas, são a chave para a compreensão da origem e evolução da vida.
A importância econômica das rochas sedimentares está em suas reservas de petróleo, gás natural e carvão mineral, as principais fontes de energia do mundo moderno.
Curisidades*
Zonas de vertente
Faixa litoral
è na tentativa de proteger a faixa litoral que têm sido constuídas ao longa da costa obras de protecçõ como esporões, paredões, quebra-mares.
Refelexão:
As estruturas de protecção presentes na fotografia de Espinho são os esporões. A construção destes esporões foi a tentativa de proteger a faixa litoral. Os esporões tÊm assim a função de reter detritos de um dos lado, mas do lado contrário do esporão agrava a situação da faixa, pois aumenta os processos erosivos. Visto isto esta estruturas arrastam os problemas para outros locais.
Bacias hidrogáficas
Ocupação Antrópica
Reflexão:
Na imagem acima podemos observar a ocupação antrópica. A construção de moradias em cima de dunas. Isto dá origem a uma serie de problemas, quer para a duna, para a praia e até principalmente para as próprias moradias
Introdução á Geologia :)
Curiosidades: Abelha Africana *
Reinos da vida
Hierarquia das categorias taxonómicas
Cartoon *
Neodarwinismo
http://pt.shvoong.com/exact-sciences/biology/1895136-neodarwinismo/
sábado, 13 de fevereiro de 2010
Argumentos bioquimicos
Argumentos citologicos
Todos os animais e plantas são formados por pequenas unidades fundamentais, as células.Estas formam-se sempre a partir de outras preexistentes, por divisão celular.Esta teoria apoia a selecção pois não é lógico considerar que espécies com origem diferente, por coincidência, apresentassem a mesma estrutura básica, bem como os mesmos fenómenos (mitose e meiose).
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Argumentos paleontológicos
Argumentos de Anatomia Comparada
Na imagem podemos observar que os esqueletos dos diferentes membros de diferentes individuos, apesar de desempenharem funções diferentes, aresentam um plano estrutural semelhante, que inclui ossos semelhantes e na mesma posição relativa. Estas estruturas são chamadas por "estruturas homólogas"
Posteriormente, na seguinte figura os dois membros representados têm a mesma função "voar", mas têm origem embriológica diferente. Estas estruturas designam-se por "estruturas análogas".
Por fim, na figura acima deparamo-nos com "estruturas vestigiais", isto é, peças do esqueleto que, na actualidade, não têm qualquer função.
Este tipo de estruti«uras mostram que as especies não se manteram imutáveis.