RSS

sábado, 5 de junho de 2010

Falhas e dobras


As falhas são superficies de fractura onde ocorreu um movimento relativo entre dois blocos. Estas estruturas geológicas podem ser identificadas em diferentes escalas de observação, desde a escala microscópia até zonas de falha, que podem ter milhares de Km2. É comum no trabalho de campo utilizar elementos geométricos caracterizadores de uma falha.





As dobras são um tipo de deformação que se traduz pelo encurvamento de camadas inicialmente planas.Estas esruturas podem ser macroscópias ou mesmo microscópias. No entanto, são as dobras macroscópias aquelas que geralmente despertam mais atenção, dada a sua espectacularidade num afloramento.



Comportamento mecânico das rochas


Ás rochas são materiais geológicos que se encontram no estado sólido á temperatura ambiente.

No entanto, muitas testruturas geológicas testemunham que estes materiais já estiveram em condições termodinâmicas mais proximas do estado de fusão do que o estado sólido.
O comportamento dos materiais quando submetidos a estados de tensão pode ser elástico ou plástico.

-->comportamento elástico- a deformação é reversível e proporcinal ao estado de tensão aplicado.

-->comportamento plástico-acima do limite de elasticidade, a alteração da forma ou do volume dos materiais mantém-se de modo permanente, memso que cesse a actuação do estado de tensão.

Granito



Granito com textura granular, menos de 25% de minerais máficos, e podendo atingir 30% de quartzo. Os minerais mais ambundantes são feldspatos, como a ortoclase, dominante relativamente ás plagioclases.

Diferenciação magmática


Reflexão:
Embora existem 3 tipos de magmas fundamentais, podem encontrar-se diferentes familias de rochas magmáticas.
Na figura podemos ver que os minerais não solidificam todos ao memso tempo, eles cristalizam a diferentes temperaturas, formam-se durante o processo diferentes associações de cristais e um magma residual.
Segundo Bowen, existem 2 series de reacções que se designam, respectivamente, por série dos minerais ferromagnesianos ou série descontinua e série das plagioclases ou série continua.
Estas series reflectem fenómenos que ocorrem simultaneamente á medida que a temperatura vai baixando.
Sendo assim, podemos ver na imagem que o primeiro mineral a formar-se são as olivinas e o último é o quartzo.

Polimorfismo e isomorfismo

Isomorfismo- existem minerais que, embora quimicamente diferentes, appresentam a estrutura interna idêntica e formas externas semelhantes, designando-se esses minerais por substâncias isomorfas.
Em certos casos de substâncias isomorfas, pode ocorrer a substituição , na rede estrutural, de um tipo de ião por outro diferente.
Polimorfismo-podem ainda ocorrer na Natureza minerais que, apesar de terem a mesma composição química, apresentam redes cristalinas diferentes. O carbonato de calcio, por exemplo, poe formar dois tipos de minerais diferentes, a calcite e a aragonite.

Magmas


Os três tipos de magmas considerados formam-se em quantidades diversas. Cerca de 80% -basálticos; 10%-andesitos; 10%riolito;

Magmas Basálticos:

-São explidos principalmente ao longo dos riftes e dos pontos quentes, tendo-se originado a partir de rochas do manto.

-Resulta da fusão parcial de uma rocha constituinte do manto.

-Podem constituir ilhas.

-Baixo teor ém silica, logo pouco ácidos.

-Exemplo:gabro e basalto.

Magmas andesitos:

-Formam-se nas zonas de subducção e relacionam-se com zonas vulcânicas.

-caracteristicos de cadeias montanhosas.

-Neste caso a água subductada facilita a fusão dos materiais.

-ricas em silica.
-àcidas

-exemplos: andesito, diorito

Magmas riolitos:

-originam-se apartir da fusão parcial das rochas constituintes da crusta continental.

-muito rico em gases.

-Muito ácidos.

-Zonas montanhosas.

Datação relativa das rochas


Reflexão:
Na figura estão evidÊnciados diferentes principios de datação relativa das rochas.
Podemos deizer assim que pelo principio da sobreposição o estrato A é mais antigo do que o estrato B por exemplo. Prosseguindo, pelo principio da intersecção podemos dizer por exemplo que o FILÃO é mais recente que todos os estratos presentes na figura.
--->Para além de principios na figura podemos observar uma descontinuidade marcada pela ausÊncia de camadas mais o menos espessas, designam-se por lacunas estratiráficas.

Fósseis


Reflexão:
Na imagem está presente um fossil conservado numa rocha sedimentar.
Od fosseis são considerados restos ou vestigios de seres vivos que viveram em tempos geológicos anteriores e que foram contemporâneos da génese da rocha que os contém (como na foto).
Após a morte, os seres ficam incorporados nos sedimentos. O que acontece mais frequentemente é que esses organismos desaparecem, sendo comidos por outros ou então são destruidos pelos decompositores.

Formação de carvões


As bacias costeiras lagunares ou bacias lacustres, os detritos vegetais são ambundantes e aprofundam rapidamente, sendo recobertos por sedimentos terrígenos. A matéria orgânica acumulada, proveniente essencialmente de flora continental, é rica em celulose e lenhinha e evolui, por diagénese, para carvões denominados carvões húmicos.

Durante o afundimento, sob acção de bactérias anaérobias, os detritos vegetais são transformados, formando uma pasta, na qual ainda se reconhecem, melhor ou pior, restos vegetais, pasta essa que aglutina os detritos maiores.

Á medida que o afundimento prosegue, o aumento da pressão e da temperatura, associado á presença de substÂncias tóxicas, resultantes do metabolismo das bactérias, provoca a morte das mesmas. Nestas novas condições há perdas de água e de substânicas voláteis e denomina-se incarbonização.

Este processo de incarbonização conmsoante o grau de evolução, formam-se assim diferentes carvões, tais como : lignite, depois carvões betuminosos e por último a antracite.

A antracite é o carvão que tem maior percentagem de carbono.



Classificação de rochas sedimentares



Para classificar uma rocha sedimentar teremos de analisar primeiramente se é de detritica, biogénica, ou quimiogénica, só depois de isto é que poderemos identificar qualquer tipo de rocha.

Rochas detriticas:




Rochas quimiogénicas:

Rochas biogénicas:


---->Calcários biogénicos

--->Carvões

--->Petroleos


Formação de rochas sedimentares

A formação de rochas sedimentares ocorre á superficie do globo ou proximo dela, em regra, em interacção com a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera.
Os processos que levam á sua formação decorrem após a subida até á superficie de rochas originadas em profundidade, por exemplo durante a formação de cadeias montanhosas e antyes do retorno desses materiais ao interior da geosfera, devido á subducção.
A génese das rochas sedimentares implica duas etapas fundamentais:


-Sedimentogénese-elaboração dos materiais que as vão constituir até á sua deposição.


-Diagénese-evolução posterior dos sedimentos, conduzindo á formação de rochas consolidadas.