RSS

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Argumentos bioquimicos

Os estudos de natureza bioquímica vieram dar um impulso notável á argumentação evolucionista, não só sob o ponto de vista quantitativo mas, sobretudo, sob o pont de vista qualitativo.

De modo global e sob o ponto de vista bioquimico, pode recordar-se, por exemplo, que todos os organismos são basicamente constituidos pelo mesmo tipo de biomoléculas e que o DNA e o RNA são centrais no mecanismo global de produção de proteinas onde intervem um codigo genético, que é universal. O facto de haver semelhanças, quer no que respeita ás biomoléculas, quer no que respeita aos mecanismos vitais das células, pode ser relacionado com uma provável origem comum.



Argumentos citologicos


Consiste na constatação de que todos os organismos são constituídos pelas mesmas unidades básicas: as células. A uniformidade dos processos e mecanismos celulares pressupõe também uma unidade evolutiva (ex: as semelhanças entre as estrutura das membranas celulares e os processos de divisão celular).
Todos os animais e plantas são formados por pequenas unidades fundamentais, as células.Estas formam-se sempre a partir de outras preexistentes, por divisão celular.Esta teoria apoia a selecção pois não é lógico considerar que espécies com origem diferente, por coincidência, apresentassem a mesma estrutura básica, bem como os mesmos fenómenos (mitose e meiose).