RSS

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Argumentos paleontológicos

O registo fóssil é um dos dados que melhor apoiam o evolucionismo.

Através da paleontologia, conclui-se que o nosso planeta no passado foi habitado por seres diferentes da actualidade.
A descoberta de series complectas de fósseis ilustram modificações graduais sofridas ao longo do tempo e ajudam a construir árvores Filogenéticas.
As formas de fosseis de transição apresentam caracteristicas intermédias de grupos diferentes de organismos actuais, revelando a sua interdependência evolutiva.

Argumentos de Anatomia Comparada

Podem encontrar-se muitas semelhanças na anatomia de índividuos que á primeira vista nos parecem diferentes.





Na imagem podemos observar que os esqueletos dos diferentes membros de diferentes individuos, apesar de desempenharem funções diferentes, aresentam um plano estrutural semelhante, que inclui ossos semelhantes e na mesma posição relativa. Estas estruturas são chamadas por "estruturas homólogas"




Posteriormente, na seguinte figura os dois membros representados têm a mesma função "voar", mas têm origem embriológica diferente. Estas estruturas designam-se por "estruturas análogas".




Por fim, na figura acima deparamo-nos com "estruturas vestigiais", isto é, peças do esqueleto que, na actualidade, não têm qualquer função.

Este tipo de estruti«uras mostram que as especies não se manteram imutáveis.

Argumentos do evolucionismo

São várias as áres de conhecimento a partir das quais se podem retirar dados que apoiam o evolucionismo. Podemos assim citar diferentes tipos de argumentos que irei falar de seguida. Serão:
-->Argumentos de Anatomia Comparada
-->Argumentos paleontológicos
-->Argumentos citológicos
-->Argumentos bioquimicos